IDEIAS QUE VALEM A PENA COMPARTILHAR — EMPRESA VITÓRIA
O ponto chave desse “Ideias que valem a pena compartilhar” é LIDERANÇA. Elemento crucial em toda organização e na vida, que tanto vem sendo abordado atualmente; programa de liderança, formação de liderança, de líderes … Por diversas vezes, infelizmente acompanhado de muitos modismos. Mas o foco aqui não é modismo, é execução, efetividade.
Pois bem, conversamos com a Nagle Melo, psicóloga e Gerente de RH da Empresa Vitória que nos falou sobre a iniciativa GRUPO DE REPRESENTANTES uma BOA PRÁTICA da empresa, que já existe há um bom tempinho.
Confere aqui nossa conversa.
[Equipe M. Simeão] Nagle, em linhas gerais, nos fala o que é o Grupo de Representantes, o que motivou a ideia e desde quando é executado?
[Nagle Melo] O Grupo de Representantes existe desde Março de 1989. E consiste em ser mais um canal de comunicação entre a empresa e os empregados; estreitar cada vez mais o relacionamento; facilitar o bom relacionamento entre os colaboradores e a liderança; proporcionar a participação dos colaboradores nos problemas e soluções relacionadas à empresa; integrar as diversas áreas que compõem a organização.
Este projeto foi motivado pela necessidade de melhoria contínua no quesito comunicação, além de aproximação e integração entre as diversas áreas que compõem a Organização.
A responsabilidade direta é da Gestora da área de Desenvolvimento Humano, porém os demais Gestores, assim como a Diretoria, atuam juntos nas articulações de melhorias para o andamento e manutenção do Grupo.
[Equipe M. Simeão] Desde que se iniciou, como foi a receptividade das equipes com projeto (líderes e liderados)? E quantas pessoas são contempladas com a ideia do projeto?
[Nagle Melo] A receptividade foi muito boa, considerando a abertura da empresa para ouvir as propostas (sugestões, elogios, reclamações) dos colaboradores. Desta forma, deu-se voz ativa aos mesmos. Todos os colaboradores são contemplados, uma vez que para cada área (Operação — Motoristas e Cobradores, Fiscalização, Manutenção e Administrativo) existe um representante, com exceção da operação, que possuímos 2 representes para os motoristas (sendo um responsável por atender as solicitações do pessoal que atua no transporte urbano, em Caucaia e o outro responsável pelo pessoal que atua no transporte metropolitano) e 2 para Cobradores (sendo um responsável por atender as solicitações do pessoal que atua no transporte urbano, em Caucaia e o outro responsável pelo pessoal que atua no transporte metropolitano).
[Equipe M. Simeão] A direção do projeto e a Empresa Vitória como um todo, conseguem perceber e/ou quantificar mudanças ligadas direta ou indiretamente ao projeto? Se sim, quais?
[Nagle Melo] Sim, podemos pontuar algumas:
– Melhor conhecimento da empresa entre os representantes e, consequentemente, pelos demais colaboradores.
– Trabalho de liderança entre os representantes, oportunizando-os a exercitarem a comunicação adequada, compreender os processos de trabalho, as decisões e melhorias propostas.
– Praticar a visão crítica diante das reivindicações que abrangem a coletividade e não apenas a um pequeno grupo ou ao individual.
– Fortalecimento do papel e da importância que cada um exerce dentro da organização.
– Senso de auto-responsabilidade, dando condição de amadurecimento.
– Estreitamento dos laços entre representantes e diretoria, proporcionando o conhecimento do que de fato acontece “na ponta”.
Podemos ver que além de liderança duas palavras que representam bem essa iniciativa são colaboração e compartilhamento. O Grupo de Representantes da Empresa Vitória, expressa isso atuando no estreitamento das relações de comunicação, aceitando feedback dos colaboradores e gerando interação entre estes.
Equipe M. Simeão
www.msimeao.com.br | contato@msimeao.com.br | (85) 9 8200–1951