Bate-papo com a Diretora: Planejamento Estratégico em foco

  1. Marcília, em breves palavras, o que seria o planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é um processo que pode ser realizado anualmente e possibilita a busca para reforçar a posição da empresa no mercado. Ao fazermos isso definimos as metas, as diretrizes e os planos de ação para atingimento dos objetivos.

2. Mas o que diferencia este planejamento dos planos de ação que os gestores conduzem no dia-a-dia?

A diferença se encontra no impacto que os resultados dessas ações podem ter sobre os objetivos de longo prazo. Cada uma dessas ações possui um padrão, internamente coerente, para posicionar a empresa diante dos seus objetivos de longo prazo.

3. Você pode nos dar um exemplo, para visualizarmos como isso acontece na prática?

Antes, deixa eu dar alguns esclarecimentos. Quando se faz o planejamento estratégico pela primeira vez são definidos objetivos estratégicos, com base na análise interna e de cenários externo. Esses objetivos são os responsáveis por posicionar a empresa de forma diferenciada ou como meio para lidar com esses cenários, impulsionando-os (quando se trata de oportunidades) ou neutralizando-os (quando se trata de ameaças). Na revisão do planejamento estratégico anual os objetivos estratégicos não precisam necessariamente ser alterados. Esses objetivos estratégicos são aqueles de longo prazo.

Agora voltemos à sua pergunta. Digamos que um dos objetivos estratégicos de uma empresa se trata de “FORTALECER O ENGAJAMENTO DE SEUS COLABORADORES”. Como esse objetivo é estratégico, ele foi definido a partir de uma série de análises internas e externas e a empresa o mantém como foco de seu diferencial. Assim, a empresa pode definir uma série de ações que podem leva-la a atender tal objetivo, como por exemplo: Adotar um plano de remuneração variável; a meritocracia; adotar incentivos de elaboração de projetos, entre outros. Observem que há uma coerência interna entre essas ações para atingir o objetivo estratégico de longo prazo.

4. Há mais algum ponto central que é considerado ao ser realizado um planejamento estratégico?

Outros aspectos relevantes que devem nortear o planejamento estratégico são a análise do ambiente externo (tendências) e interno (vantagens competitivas). Os princípios fundamentais da empresa, seus valores, também precisam ser considerados, pois são eles que mantém a empresa no “rumo”, mantendo a sua identidade; ter também uma dose de criatividade; e a busca do comprometimento dos envolvidos na aplicação do plano são os passos seguintes. Na minha experiência, funciono um pouco como representante dos valores da empresa, questionando com o grupo se os valores da empresa são preservados e evidenciados em suas ações. A criatividade é posta em prática quando identificamos alternativas para atendimento dos objetivos, sem criticas; só depois fazemos a análise de viabilidade. A ausência de críticas negativas e julgamentos prévios às sugestões, deixa as pessoas mais à vontade para testar seus paradigmas. A construção coletiva e o acompanhamento dos planos de ação, também funcionam como meio de garantir a continuidade e o comprometimento dos responsáveis.

5. E que vantagens as empresas poderiam encontrar ao realizar um planejamento estratégico?

Primeiro que faz com que a empresa esteja sempre em um processo de análise do ambiente no qual se encontra, e de autoanalise quanto aos seus pontos fortes e fracos antecipando-se às possíveis mudanças e respondendo de forma mais assertiva às contingencias. Segundo, direciona o esforço coletivo para um “PARA QUÊ” dando mais sentido ao que se faz. E ainda possibilita o esforço direcionado para um processo de melhoria contínua e sustentabilidade da empresa.

6. E você, que aprendizados profissionais e pessoais extraiu durante esses 18 anos realizando esse tipo de trabalho nas empresas como Consultora?

Pessoalmente, uma coisa muito bacana é a energia que circula entre as pessoas que participam do planejamento estratégico. A cada planejamento é como se novos sonhos, novas visões e confiança surgissem dentro do grupo. Em termos profissionais e também pessoais é poder auxiliar nos momentos em que as coisas não estão funcionando exatamente da forma como foi previsto. O fato de ser de fora, possibilita ajudar o grupo a ver outras alternativas. E em termos profissionais é o aprendizado, a sugestão das pessoas e os estudos levam a um aperfeiçoamento continuo da intervenção.

Em 07/02/2017

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