[QUADRO NOVO NA M. SIMEÃO] — IDEIAS QUE VALEM A PENA COMPARTILHAR
Sobre pessoas, ideias e organizações.
AM. Simeão, por ter em sua missão e prezar “Por uma prática humanizada”, têm com este projeto o intuito de propagar boas ideias e boas práticas. Então, entramos em contato com uma de nossas empresas clientes, a Master & Mapurunga, na qual identificamos a existência dessas práticas, para que pudéssemos entender um pouco mais sobre o que são, como foram idealizadas, o impacto que causam e como têm sido introduzidas no dia-a-dia da organização. E o resultado foi uma beleza; ideia compartilhada e lição internalizada!
Confere abaixo algumas das perguntas e repostas desse contato que fizemos com a Jessica Marques, do setor de Desenvolvimento Humano da Master & Mapurunga.
[EQUIPE M. Simeão] Em linhas gerais, descreva quais são e no que consistem as boas práticas da Master &Mapurunga.
[Master & Mapurunga] Uma das práticas implantadas em nossa empresa é a Biblioteca Comunitária. O nome do projeto é Masterteca. (…) O projeto começou com uma sugestão da Gerente de Setor Fiscal. Nós recebemos doações e empréstimos de livros, sejam técnicos ou de outras categorias. Nós utilizamos um Software (Biblivre), que foi customizado para a nossa empresa. Os funcionários acessam e acompanham o acervo e disponibilidade. Nós já temos 156 livros. A maioria foi de doação dos funcionários e de amigos. A empresa também realiza a compra de alguns exemplares. No final do ano passado nós presenteamos o funcionário que mais leu com um vale na Livraria Saraiva.
Outra prática que nós temos é o Coral. Na festa de final de ano em dezembro de 2010 o Coral da Master & Mapurunga fez sua primeira apresentação. Alguns funcionários se reuniram no horário do almoço e montaram uma apresentação muito emocionante. Ao escutar a apresentação, a diretoria se sensibilizou e resolveu contratar uma regente para acompanhá-los. Assim o Coral já completou seis anos de existência. Ao longo deste período já foi gravado um CD custeado pela empresa e já realizaram apresentações em eventos internos e externos. O Coral sempre está presente em todas as datas comemorativas da empresa. (…) Já nos apresentamos no Lar Torres de Melo, no Teatro José de Alencar e na CAGECE, além das apresentações internas. Este ano estamos querendo participar de um Encontro de Corais.
Outra cultura muito interessante da nossa empresa é a capacidade de aproveitar as habilidades artísticas dos nossos colaboradores. Há três anos realizamos a nossa Semana da Saúde em Outubro. (…) Este é um período que contatamos com todos os nossos fornecedores para realizarem palestras e oficinas, bem como convidamos os nossos colaboradores para ministrar oficinas. Os nossos colaboradores já fizeram oficinas de: origami; maquiagem; fotografia; Scrapbook, bijuteria; artesanato; customização; bordado, entre outras. Esse momento é muito gratificante para eles, pois possuem a oportunidade de serem reconhecidos e de repassarem seus conhecimentos artísticos para outras pessoas. As oficinas são sempre um sucesso garantido. Qualquer colaborador que possua alguma habilidade ou que possua algum integrante da família que tenha pode se inscrever para ministrar as oficinas.
[EQUIPE M. Simeão] O que motivou a idealização desses projetos?
[Master & Mapurunga] Biblioteca — Quando escutamos a sugestão da Gerente, resolvemos colocar o projeto para frente, pois percebemos que a leitura é fundamental para o nosso desenvolvimento cultural. Às vezes gostaríamos de ler livros, mas não temos condições de comprar ou gostaríamos de realizar um trabalho da faculdade e não temos um livro sobre o assunto. É importante ressaltar que a nossa empresa tem um compromisso social também e acreditamos que esse projeto está de acordo com esse nosso pensamento.
Coral — Quando percebemos o interesse dos funcionários, aproveitamos para dar prosseguimento ao projeto. Ele já é tão querido pela empresa, que não conseguimos visualizar nossas comemorações sem o Coral. É um momento de descontração e relaxamento. Os funcionários também quebram barreiras de timidez nas apresentações.
Oficinas (Semana da Saúde) — Motivados pelo Programa da Qualidade, que a empresa faz parte, nós começamos a desenvolver Projetos de Saúde e Bem-Estar. Foi dessa ideia que a Semana da Saúde foi criada, mas o nosso intuito era de termos algo mais humano e mais a cara da nossa empresa. Dessa forma além da característica informativa das palestras, implantamos as oficinas criativas. A empresa oferece todo o material e eles saem com algo pronto ou algo vivenciado na prática.
[EQUIPE M. Simeão]Quantas pessoas são contempladas com as ideias dos projetos?
[Master & Mapurunga] Biblioteca — Todos os funcionários da empresa podem utilizar a Masterteca.
Coral — O Coral é aberto para quem quiser entrar. Normalmente, funcionamos com um grupo de 25. Atualmente, estamos cantando em quatro vozes.**
Oficinas (Semana da Saúde) — Nós disponibilizamos algumas vagas para cada oficina, mas todos os colaboradores possuem acesso.
[Equipe M. Simeão] Há quanto tempo os projetos estão em execução?
[Master & Mapurunga]A biblioteca, desde o início de Setembro de 2016. O coral, oficialmente desde Janeiro de 2011. E as Oficinas (Semana da Saúde) desde Outubro de 2013.
[Equipe M. Simeão] Existe uma equipe (ou comissão) organizadora das Ideias?
[Master & Mapurunga] Biblioteca — A Gestora do Setor Fiscal foi a idealizadora. E o Setor de Desenvolvimento Humano alimenta e realiza o acompanhamento do projeto. O Setor de TI também nos auxilia muito pensando em formas de melhorar o uso do Software. E a ideia de colocar o controle em Software foi do César do TI, pois antes utilizávamos uma planilha compartilhada pelo Google com os funcionários e eles tinham uma ficha de cadastro impressa.
Coral — O Coral é acompanhado pelo Setor de DH.
Oficinas (Semana da Saúde) — Equipe do PQS (Programa da Qualidade).
[Equipe M. Simeão] Por fim, quais mudanças foram percebidas e/ou quantificadas, ligadas direta ou indiretamente ao projeto?
[Master & Mapurunga] Biblioteca — Os funcionários utilizam bastante a biblioteca. Nós percebemos que eles ficam esperando os livros ficarem disponíveis e já ficam planejando qual o próximo exemplar a ser locado. Eles falaram bastante que essa iniciativa foi algo fantástico. E o mais interessante é o baixo custo para a empresa, sendo uma iniciativa fácil de ser implantada. Só precisa de interesse da equipe em fazer acontecer. Percebemos também que eles debatem sobre livros. Discutem se o livro é melhor do que o filme ou resolvem indicar para outros funcionários.
Coral — O Coral contribui para a qualidade de vida dos funcionários. É um momento de descontração. Quando nos apresentamos nos eventos internos emocionamos a todos que fazem parte da empresa. É um projeto muito engrandecedor.
Oficinas (Semana da Saúde) — A Semana é algo muito aguardado ao longo do ano pelos funcionários. É muito mobilizadora. Eles ficam muito orgulhosos em desenvolver novas habilidades. Muitas vezes fazem algumas coisas que aprenderam para presentear, vender ou colocar em casa. Já os colaboradores que ministram se sentem muito importantes, pois estão compartilhando conhecimento.
—
** Na música ocidental, um coro misto compõe-se de quatro naipes (vozes): baixos, tenores, contraltos e sopranos.
Atividades dessa natureza desenvolvem nas pessoas alguns valores essenciais ao mundo de hoje que possibilita aproximação: a solidariedade, o afeto e o querer servir. De maneira concreta desenvolve a cultura e promove na empresa a socialização, a amizade e a cooperação. E como diz um empresário de uma outra empresa cliente: “ bons valores cultivados vão com as pessoas aonde quer que elas estejam” . Assim, porque não dizer que iniciativas como essas tem o potencial de melhorar o mundo?!
E você, é ou já foi nosso cliente e quer compartilhar algumas de suas boas práticas para inspirar outros profissionais a agirem com esse mesmo espírito? Escreve pra gente em: contato@msimeao.com.br.
O mundo agradece e a M. Simeão também 🙂