Sobre a riqueza de me tornar uma Mentora

Sabe quando você tem uma experiência tão boa e rica a ponto de finalizá-la querendo oferecer o mesmo para outras pessoas? Foi assim na Formação em Mentoring facilitada pelo Paulo Erlic. Participei da turma de Recife em 2015 e em 2016 tratamos, eu e Marina, de trazê-la para Fortaleza. Para nossa felicidade, em junho (01 a 03/06) já acontecerá a terceira turma! Compartilho com vocês um pouquinho dos aprendizados que obtive 😉

O curso de Formação em Mentoring me possibilitou ter uma nova visão sobre meu papel nos vários âmbitos de vida e não somente no plano profissional.

Como orientadora de carreira, me despi um pouco da formalidade e me permiti compartilhar minha percepção sobre o que meus orientandos me colocavam. Passei a compartilhar minhas experiências de vida, tornando o processo mais humano e mais próximo. Apresentar meus erros e acertos, sucessos e frustrações com certeza permitiu que meus orientandos pudessem ver como mais real o caminho que me convidaram a percorrer com eles, seja na orientação ou na reorientação de carreira.

Como professora, não me afastei dos conceitos (pois eu adoro essa parte), mas tornei mais eficaz uma metodologia que já utilizava de transformar minhas vivências em estudo de caso. Passei a trata-las de forma mais ampla, descrevendo os erros e sobre como os superei e não somente o produto final. Me surpreendi como passaram a aprender mais rapidamente! Passei a perceber que esse processo de construção é importante e faz com que os alunos quebrem os mitos de que os resultados apresentados por um profissional “antigo na carreira” já nascem prontos.

Como colega de profissionais mais novos e na assessora técnica de profissionais de RH (Supervisão Profissional), percebo que consegui desafiá-los, tanto em suas certezas quanto em suas dúvidas e inseguranças e tornei-me mais consciente sobre como poderia ajuda-los.

Como consultora tanto faço uso das técnicas e ferramentas aprendidas no curso, quanto passei a adotar uma postura mais educativa e alinhada com o objetivo de promover a autonomia e desenvolvimento das pessoas.

Como mãe e avó, a forma como me relaciono com meus filhos e netos se faz sentir em maior equilíbrio, saindo muitas vezes do papel de autoridade para ponderar.

Mas uma coisa muito importante é que também tenho aprendido muito me colocando na posição de mentorada, de aprendiz, seja com meus orientandos, alunos, colegas e filhos e netos.

*Corre que ainda dá tempo! Informações aos interessados na III Turma de Formação em Mentoring em Fortaleza, que acontecerá nos dias 01, 02 e 03 de junho: http://www.erlich.com.br/formacao_em_mentoring/

Por Marcília Simeão

Em 11/04/2017

Pergunte ChatGPT
Conjunto ChatGPT chave da API
Encontre o seu Segredo chave de API no seu ChatGPT configurações do Usuário e colá-lo aqui para conectar-se ChatGPT com o seu Tutor LMS site.
Romae